Thursday, October 05, 2006

OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

PROBLEMATIZAÇÃO
Os “Três Momentos Pedagógicos” é uma ferramenta utilizada pelos professores/educadores na elaboração do currículo escolar?

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
Os Três Momentos Pedagógicos constitui em uma possibilidade em se estabelecer pelo docente com a sala de aula uma dinâmica dialógica que contribui e favorece a construção/reconstrução do conhecimento. Caracteriza-se por três etapas: a problematização inicial, a sistematização do conhecimento e a aplicação do mesmo.

PROBLEMATIZAÇÃO
Função: ligar o conteúdo trabalhado a situações do cotidiano do aluno (conhecimento e experimentação), dentre as quais os conhecimentos “prévios” não são capazes ou suficientes para explicar tal ocorrência.
Pode ocorrer em dois sentidos:
I – A partir de noções já apresentadas pelo aluno sobre a questão, independente da origem; e
II – A partir da necessidade de aquisição de conhecimentos outros, que ele não detém.
Postura do Professor:
- questionador;
- lançador de dúvidas;
- evitar dar explicações, favorecer a postura/resposta dos alunos frente aos questionamentos.
* A problematização deve ser contextualizada e estar também ligada ao conteúdo de Ciências Naturais a ser trabalhado.

SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
O conhecimento da área em questão necessário para compreensão do tema e da problematização deverão ser sistematizados com a orientação dos professores, de forma a favorecer o processo ensino/aprendizado.
O conteúdo sistematizado visa o entendimento por parte dos alunos a:
I – perceber a existência de outras visões /explicações para os “problemas”; e
II – comparar este conhecimento com o seu, usando-o para melhor interpretar tais “problemas”.

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
A partir da sistematização do conhecimento, este deverá ser usado para analisar e interpretar as situações propostas, tendo como conseqüência a construção/reconstrução o conhecimento.
É importante lembrar que o professor dispõe de orientações fornecidas pelo Ministério da Educação (PCN´s), onde são colocadas as habilidades que os alunos deverão apresentar ao findar cada série cursada da educação básica, habilidades estas relacionadas ao nível de desenvolvimento cognitivo do aluno e dotando-os de estruturas que facilitarão a construção dos conhecimentos na próxima etapa. Além destas orientações, os PCN´s apresentam os eixos temáticos que nortearão os estudos durante o ensino fundamental (que compõem o currículo básico) e os temas transversais (onde podem ser trabalhados as especificidades da região, questões ligadas a formação cidadã do aluno e temas contemporâneos). Os livros didáticos obedecem esta orientação e trazem os conteúdos sistematizados.

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Posto os “Três Momentos Pedagógicos” será apresentado como poderia ser feito a organização do currículo escolar baseado nesta metodologia:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR – CIÊNCIAS NATURAIS
PÚBLICO ALVO: ENSINO FUNDAMENTAL - 5ª SÉRIE
EIXO TEMÁTICO: O MEIO AMBIENTE


EQUIPE: Adriana Loiola, Patrícia Marinho, Juliana, Marcelo, Tatiana, Ádila, Adriana Chagas, Andréa, Roselene Estrela, Camila, Gildeon e Alcindo

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