Tuesday, September 05, 2006

Que contribuições podem ser destacadas na abordagem articulada Ciência-Tecnologia?

Uma das contribuições que podemos destacar é a expansão e potencialização de algumas capacidades naturais do homem, a exemplo da visão que é limitada, onde a tecnologia proporciona a construção de equipamentos que serão utilizados para construção/reconstrução de conhecimentos científicos, construção esta baseada também na Ciência de forma a fazer com que se atinja o objetivo (Apartir da Ciência e para a Ciências).
Outras contribuições importantíssimas dizem respeito primeiramente a modernização da Medicina, onde hoje já é possível realizar operações por vídeoconferência além da facilitação por meio de novos recursos ao ensino da educação especial (com computadores adaptados as necessidades, físicas e psíquicas dos alunos).

13 Comments:

At 1:05 PM, Blogger osaccaso said...

Essa parceria vem dando frutos, pois possibilita que "novos mundos sejam descobertos", dando asas para solucionar questões crônicas, tais como o avanço no mapeamento genético, celulas tronco, conhecimento do universo dentre outro, esta é uma parceria que vem mostrando os melhores desenpenho para o homem.

 
At 1:12 PM, Blogger marcelo santos said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 1:14 PM, Blogger marcelo santos said...

Hi Adriana!! Também concordo com vc, a tecnologia facilitou bastante a nossa vida.Quem diria você está em plena Salvador,e participar de um Congresso em outro estado ou em outro país!Voltando pra educação, podemos também atrelar a tecnologia vista no cotidiano do aluno, na sala de aula,como por exemplo,explicar o principio do funcionamento dos aparelhos de ar condicionado com os conteudos referentes ao mesmo na física.Portanto,VIVA A TECNOLOGIA!!!

P.S:Este comentário é de autoria de Marcelo Santos e Juliana Mendes

 
At 1:26 PM, Blogger mirian said...

É verdade as grandes contribuições das tecnologias a nossa volta e no ensino de ciências não é diferente,pois trabalha o senso de abstração dos alunos que tem certas dificuldades de visualizar,entender a estrutura de um átomo,organelas citoplasmáticas,dentre outros.Onde o uso dos computador em sala de aula possibilita isso.

 
At 1:43 PM, Blogger Patricia Marinho said...

Concordo com Adriana, pois a ciência juntamente com a tecnologia tem proporcionado a nossa sociedade grandes avanços. Avanços estes que devem ser trazidos para debate em sala de aula, dentro de um contexto significativo.

 
At 1:48 PM, Blogger ciências para o futuro said...

Drika ciência e tecnologia se entrelaçam muito bem e a maior contribuiçaõ é o que está sendo formado na cabeça de cada aluno.

 
At 1:50 PM, Blogger Andreia said...

Andreia Comenta
Realmente, Ciências e Tecnologia andam entrelaçadas e ambas estão sempre evoluindo. Por isso, é importante utilizar objetos de aprendizagem em sala de aula como forma de trazer atualidades, informações e conhecimento para a turma.
Porém, o sistema educacional não tem evoluido o suficiente (principalmente financeiramente) para aproximar estes dois temas a nível de laboratório de aulas práticas.
Fazer o que, né? Professor tem que se virar com os exemplos cotidianos dos alunos...

 
At 6:35 AM, Blogger alkhimia said...

uma das contribuições tecnológicas para o momento atual reside na nanotecnologia, vale apena peaquisar.


josé reis

 
At 11:20 AM, Blogger rosi said...

Dri

Vale a pena lembrar que a ciência e tecnologia tabém pode ser articulada em sala de aulas através de aulas expositivas, a exemplo do uso de data show, onde será possivel ver em 3D, alguns descobrimentos proporcionados pela ciência.

 
At 6:46 PM, Blogger Gildeon Oliveira said...

Diante da explanação de sua resposta não podemos contestar as conribuicões da ciência e da tecnologia desde que, avalie a confiabilidade de quem está produzindo o conhecimento.

 
At 6:46 PM, Blogger Gildeon Oliveira said...

Diante da explanação de sua resposta não podemos contestar as conribuicões da ciência e da tecnologia desde que, avalie a confiabilidade de quem está produzindo o conhecimento.Gildeon

 
At 5:33 AM, Blogger Fabão said...

Quando atrelamos ciências e tecnologia, fica mais fácil fazer com que a aprendizagem seja realmente significativa para os alunos. A utilidade diária da ciência na interpretação das mais diversas descobertas e aplicações da tecnologia motiva o alunado.

 
At 1:40 PM, Blogger Camila Rosana said...

Concordo com você!Acho que a junção de ciência e tecnologia hoje é de estrema importância para a assimilação da maioria dos conteúdos.

 

Post a Comment

<< Home