Friday, September 29, 2006

MINI-AULA DE ENSINO DE CIÊNCIAS : TEXTO 06 X OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

A proposição contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estrutura o currículo da educação fundamental em temas transversais que estariam contidos em todos os programas das disciplinas. Por sua vez, cada disciplina também é internamente estruturada segundo eixos temáticos. Os PCNs propõem os seguintes temas transversais:
· Ética
· Educação sexual
· Pluralidade cultural
· Meio ambiente
· Saúde
· Trabalho e consumo

Para Ciências Naturais, são proposto os seguintes eixos temáticos:
· Terra e Universo
· Vida e Ambiente
· Ser Humano e Saúde
· Tecnologia e Sociedade

"A transposição didática realizada no âmbito escolar não só simplifica parte significativa dos conhecimentos universais produzidos, ms também exclui outro tanto da programação das disciplinas."(DELIZOICOV,2002)

Problematizações:

1. Por que se prioriza o ensino de determinados assuntos?
2. Por que se omitem conteúdos igualmente importantes?
3. Quais critérios direcionam a inclusão e a exclusão dos conhecimentos científicos produzidos, que são cada vez mais volumosos, relevantes e mesmo surpreendentes?
4. Quais conteúdos constarão ou não na programação da disciplina Ciências?

FICHAMENTO III
· "[...]devemos ensinar o que aprendemos, com metodologias mais inovadoras[...]" [274]
· "[...]articulação entre temas e conceitos científicos FREIRE (1975) denomina de redução temática[...]"[274]
· "[...] conteúdos programáticos escolares [...] serão desenvolvidos com base na dimensão dialógica e problematizadora, que pode favorecer a apropriação do conhecimento científico pelos educandos."[274]
· "O desafio [...] é a articulação estruturada entre temas e conceituação científica, além do conhecimento prévio do aluno, o queal precisa ser obtido, problematizado e superado." [278]
· Conceitos Unificadores (Angotti, 1993): "Eles podem dirigir as totalidades, sem descaracterizar as necessárias fragmentações." [278]
* Transformações
* Regularidades
* Energia
* Escala

TRÊS GRANDES EIXOS BALIZADORES QUE ESTRUTURAM A ATUAÇÃO DO DOCENTE NESSA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO:
1. O conhecimento que se quer tornar disponível
2. As situações significativas envolvidas nos temas e sua relação com a realidade imediata em que o aluno está inserido
3. Os fatores ligados diretamente à aprendizagem

QUALIDADE DOS LIVROS DIDÁTICOS:
Os livros didáticos disponíveis no mercado, além de apresentarem deficiências já apontadas em vários trabalhos de pesquisa, estão organizados segundo sequências rígidas de informações e atividades.

QUESTÕES DE LINGUAGEM
No ensino fundamental os alunos ainda têm dificuldade em lidar com a linguagem escrita.
A iniciação dos alunos no universo letrado é um dos objetivos básicos dessa etapa de ensino.Quando se trabalha na perspectiva de um conhecimento que se constrói, a necessidade da pesquisa e do registro faz com que a utilização da escrita e da leitura seja uma constante, qualquer que seja a área do conhecimento em que se esteja trabalhando. Escrever e ler passam a ter significado, são instrumentos essenciais de comunicação e registro de um processo coletivo de produção.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home